PASSEIO POR OURO PRETO À NOITE comente aqui

Segundo Carlos Bracher, em seu recente livro “Ouro Preto – Olhar Poético” (Grafar-Artes, 2010), Ouro Preto é fruto do ouro e da fé, dueto sobre o qual se edificou brilhante civilização, o prodígio da civilização mineira. Ouro Preto representou e representa permanente fascínio, pela Inconfidência, a tragicidade de Tiradentes, o ouro, o esplendor barroco, a questão libertária, Aleijadinho, Ataíde e Chico Rei, os poetas árcades, o romantismo geral inerente ao tempo, as musas Bárbara e Marília, o triste degredo africano, temas recorrentes a atraírem mentes e gentes há gerações.

O presente conjunto de fotografias, tomadas em uma noite silenciosa e escura pelo companheiro Leonardo Godefroid, tenta mostrar a magia e o brilho encantador desta cidade e de seus monumentos. Como contexto, o Natal de 2009. Clique nas fotos, para visualização ampliada.

 

 

 

 

 

 

 

4 Replies to “PASSEIO POR OURO PRETO À NOITE comente aqui”

  1. Excelente introdução e belíssimas imagens! Ouro Preto é sempre um convite para reflexões, recordações e reencontros.
    “Por entre rolos de fumo, engradados, baratas, pão com salame, versos no estômago, cachaça, lá vai o fio do olhar de Minas, tentando entender a lua empinada ali na porta.”
    Um grande abraço!

  2. Leonardo, adorável o seu texto e mais ainda as fotos das noites de Ouro Preto. Está me dando vontade de “roubá-las” e colocá-las também no meu Bouquet de Cravos & Conchavos, tamanha qualidade e beleza de tudo aqui. Continue!!!! Beijins miles, Michèle

  3. Leonardo,
    em algum trecho do livro Trem noturno para Lisboa, de Pascal Mercier, um personagem reflete sobre nossa fugaz passagem pela história “como um meteoro que risca o céu”. Contemplamos hoje a Ouro Preto de 300 anos. Como será a Ouro Preto de 1000 anos? Não estaremos aqui para ver. Cumpre-nos cuidar dessa querida cidade que recebemos de herança como jóia preciosa, para que seja o testemunho perene da cultura de nosso povo.
    Abr. e Bj.
    Vera Lúcia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *