EXPOSIÇÃO LASAR SEGALL comente aqui

Ouro Preto celebra entre os dias 13 e 22 de maio a Nona Semana de Museus – Museu e Memória. De acordo com nosso companheiro Carlos Vilhena, responsável pelo Museu das Reduções, o evento ocorre em todo o país, envolvendo milhares de Museus (pequenos, médios, grandes, federais, estaduais, municipais, eclesiásticos e privados, históricos, de arte, etc.), com variadas atividades educativas e expositivas. Ouro Preto, que tem o privilégio de sediar 13 Museus, através do Sistema de Museus de Ouro Preto, terá inúmeras atividades durante toda a semana.

A abertura das comemorações ocorreu nesta sexta-feira na Sala Manoel da Costa Athaide (Anexo do Museu da Inconfidência), com a inauguração da exposição “Imagens do Brasil – Gravuras de Lasar Segall”. Trata-se de uma mostra realizada em parceria com o Museu Lasar Segall, SP, e o Museu Nacional de Belas Artes, RJ, sob a curadoria de Margareth Monteiro (do RCOP) e de Janine Ojeda.

Lasar Segall nasceu em 1891 na Lituânia. Estudou artes plásticas na Alemanha, vindo a morar no Brasil em 1923. Já era um artista conhecido. Contudo, foi aqui que, segundo suas próprias palavras, sua arte conheceu “o milagre da luz e da cor”. Foi um dos primeiros artistas modernistas a expor no Brasil. Faleceu em 1957. (Wikipédia).

A presente exposição, composta por xilogravuras e gravuras em metal reimpressas especialmente para este fim, abrange o período de 1924 a 1930, fase de grande concentração de imagens do Brasil na obra do artista lituano, incluindo sua produção gráfica. Grande parte dessas gravuras foi feita durante sua estada em Paris (1928-1932), a partir de anotações levadas do Brasil.

A seguir, ilustrações relativas à inauguração da mostra. Foto gentilmente cedida por Claudia Klock.

 

Folder ilustrativo da Semana de Museus

 

Folder ilustrativo da Exposição Lasar Segall

 

Leonardo Godefroid e Margareth Monteiro (RCOP), Clotilde (Assoc. Amigos do Museu da Inconfidência), Angelo Oswaldo A. Santos (Prefeito de Ouro Preto e sócio honorários do RCOP), Rui Mourão (Diretor do Museu da Inconfidência) e esposa.

Uma resposta para “EXPOSIÇÃO LASAR SEGALL comente aqui”

  1. Caro companheiro Leonardo, vale esclarecer que a 9ª Semana Nacional de Museus está sendo celebrada em todo o país, envolvendo milhares de Museus (pequenos, médios, grandes, federais, estaduais, municipais, eclesiásticos e privados, históricos, de arte, etc.), com variadas atividades educativas e expositivas. Ouro Preto, que tem o privilégio de sediar 13 Museus, através do Sistema de Museus de Ouro Preto, terá inúmeras atividades durante toda a semana. Vamos conferir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *