MARAVILHA PORTUGUESA comente aqui

Vocês se lembram da campanha que o RCOP ajudou a realizar em 2009? Vejam o post de 29/05/2009. Tratava-se de eleger sete monumentos de origem portuguesa em todo o mundo. O concurso foi realizado via internet, e a Igreja São Francisco de Assis de Ouro Preto foi contemplada como uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo. A entrega do prêmio ocorreu nesta sexta-feira, 20/05/2011, na própria igreja, numa cerimônia prestigiada por diversas autoridades.

A Igreja São Francisco de Assis foi construída em estilo rococó. Começou a ser erguida em 1766, com projeto arquitetônico de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, responsável também pelo risco da portada, púlpitos, retábulo-mor, lavabo e teto da capela-mor. Para completar a suntuosidade e a riqueza do conjunto arquitetônico, as pinturas são de Manoel da Costa Athaíde, considerado, ao lado do próprio Aleijadinho, grande expoente da arte colonial brasileira.

A ação também integra a Nona Semana de Museus. Na oportunidade, foi concedida a Medalha Con. José Feliciano da Costa Simões, em memória da ação do pároco em defesa do patrimônio histórico e artístico de Ouro Preto. Neste ano, os rotarianos Margareth Monteiro e Leonardo Godefroid receberam a referida medalha, pelos serviços prestados respectivamente ao Museu da Inconfidência e ao Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas.

Diversos rotarianos e amigos prestigiaram a solenidade. A seguir, algumas fotos representativas do encontro.

2 respostas para “MARAVILHA PORTUGUESA comente aqui”

1. Parabéns à monumental Igreja de São Francisco de Assis, de Ouro Preto, pela gloriosa, honrosa e justa homenagem,
    Parabéns ao Rotary Club de Ouro Preto, pela presença, dentre seus sócios, de personalidades tão ímpares como Godefroid e Margareth, justamente homenagrados pelo Sistema de Museus de Ouro Preto.
    Parabéns aos companheiros Leonardo e Margareth, por mais esta honraria, que só faz ratificar suas dedicações às mais nobres causas de nossa cultura e de nossas artes.