ago 17

Casa da Amizade em Ouro Preto comente aqui

ASSOCIAÇÃO DE SENHORAS DE ROTARIANOS- ASR

Em conseqüência da amizade dos profissionais que integram os Rotary Clubs, suas esposas passam a se conhecer e formam amizade sólida entre si. Por possuírem um traço em comum- Senhoras de Rotarianos- acabaram criando uma organização: ASR.

Associação de Senhoras de Rotarianos, que caminha paralelamente aos Rotary Clubs, mas com vida própria e Estatutos e Regimentos regulamentando seu funcionamento e não possuem nenhum vínculo com os Rotary Clubs. No Brasil, teve início em 1938 em Bauru (SP) com o primeiro Encontro de Senhoras de Rotarianos, um encontro meramente social. Em 1942, na 10ª Conferência Distrital em Poços de Caldas (MG), o RC de Bauru apresentou a idéia de levar o projeto a todos os Distritos Rotários do Brasil e teve a aceitação do companheiro Armando de Arruda Pereira, então Presidente do Rotary Internacional, que solicitou aos demais companheiros que organizassem associações iguais em seus clubes. Em Ouro Preto, em 1959 o Conselho Diretor do RCOP destacou como um dos pontos de maior relevo e interesse para o exercício rotário, a criação da Casa da Amizade. Assim, no dia 21 de julho de 1959, Dona Marina Dulce, esposa do então presidente Washington convidou todas as senhoras dos nossos rotarianos para uma reunião em sua residência. A idéia da criação da Casa da Amizade foi muito bem acolhida pelas presentes, que imediatamente escolheram a 1ª Diretoria, que ficou assim constituída:

Presidente- Marina Dulce Alves de Brito Andrade, esposa do presidente Washington Andrade

Vice Presidente-  Edir Cardoso Dias, esposa do vice presidente companheiro Tibiriçá

Secretária-  Maria Venância F. Alvares  da Silva, esposa do companheiro Taft, 1º presidente do RCOP

Tesoureira-  Loreta Deptuck, esposa do tesoureiro Deptuck.

A ASR é uma entidade civil de utilidade pública, de acordo com a Lei 5575 de 17/02/1969 sancionada pelo Presidente Emilio Garrastazu Médici e regulamentada pelo decreto federal nº 72300 de 25/05/1973. A ASR-Casa da Amizade possui metas de trabalho de acordo com as necessidades das comunidades onde estão inseridas e seu principal objetivo deve ser a amizade e o companheirismo.