ROMA – A VIDA E OS IMPERADORES comente aqui

A exposição “Roma – A Vida e os Imperadores” abre em Belo Horizonte a programação da Casa Fiat de Cultura (www.casafiatdecultura.com.br) no Momento Itália Brasil 2011-2012, ao apresentar a história e vida dos imperadores e do povo de Roma, por meio da arte, da arquitetura triunfal, das cerimônias de poder, da vida cotidiana dos romanos, das célebres conquistas e da opulência do Império. Com curadoria de Guido Clemente, a exposição introduz, de forma inédita na América, fatos e personagens da sociedade romana nos primeiros três séculos do Império, de Júlio César (44 a.C.) e Augustus (falecido em 14 d.C.) até Septímio Severo (193-211) e seu filho Caracala (211 – 218).

A exposição conta com 370 obras originais, entre esculturas, mosaicos, joias, cerâmicas, afrescos, adornos, vestimentas e objetos do dia-a-dia, provenientes de importantes museus da Itália. Estas obras têm cerca de 2.000 anos de existência. Roma – A vida e os imperadores está organizada em quatro núcleos: “Entre César e Augusto: o nascimento do Império”; “Nero”; “O apogeu do Império”; e “Um Império multicultural”. A exposição apresenta em dias pré-estabelecidos palestras com renomados pesquisadores (entre os quais dois professores da UFOP), e documentários sobre o tema em questão.

 O RCOP enviou os companheiros Paulo e Leonardo para conferirem a bela exposição. A seguir algumas fotos representativas, retiradas do folder de apresentação da coleção.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *