MUSEU CAMINHOS DA FÉ comente aqui

Ouro Preto ganha novo espaço para resguardar a memória histórico-cultural-artística do passado. O Município começou o processo de implantação do Museu Caminhos da Fé, que contará com uma coleção de mais de mil peças de arte sacra de nosso companheiro sócio honorário Jacques Boulieu e de sua esposa Maria Helena. Para dar início à construção, aconteceu no dia 30 de novembro a cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental do Museu, com presença e benção do Arcebispo da Arquidiocese de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, e homenagem ao casal franco brasileiro.

Apresentando um conjunto de objetos de arte sacra que ilustram a expansão da civilização e da fé cristã, o Museu reunirá peças coloniais provenientes dos territórios descobertos pelos navegantes das Américas até as Filipinas. O acervo, que é doação do casal Boulieu, contará com obras diversificadas como esculturas, pinturas, oratórios e pratarias, escolhidas entre as de maior valor artístico, cultural e histórico. A coleção foi adquirida ao longo de 50 anos de casamento do casal Boulieu em viagens pela Europa, Ásia e Américas.

O Museu Caminhos da Fé é uma promoção da Arquidiocese de Mariana, em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto e Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP). O Instituto Cultural do Divino Espírito Santo juntamente com a Arquidiocese de Mariana, serão responsáveis pela administração. O Museu funcionará no casarão histórico que abrigou o Asilo São Vicente de Paulo, na Rua Padre Rolim, ao lado do Paço da Misericórdia. O local já está em processo de reforma.

O texto acima foi copiado do site www.ouropreto.com.br. A foto a seguir é o convite enviado pela Prefeitura de Ouro Preto ao RCOP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *