ACADEMIA DE CIÊNCIAS comente aqui

Uma assembleia realizada na noite de terça-feira, 17 de dezembro, na Sala Gorceix da Escola de Minas, marcou um avanço na valorização da cultura científica no Brasil. Com a iniciativa de professores ligados à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e ao Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campi Ouro Preto, foi criada a Academia de Ciências de Ouro Preto (ACIOP).

A associação tem como objetivos fomentar a produção de conhecimento e promover a cultura científica, além de levar as discussões relacionadas à importância da ciência para o desenvolvimento econômico do Brasil. O professor da UFOP, Rogelio Lopes Brandão, explicou que a iniciativa nasceu de uma conversa informal, em fevereiro de 2013, na qual foi constatada por docentes a necessidade de constituir um fórum de discussão sobre a forma de contribuição da ciência para o cenário regional e nacional.

“A criação da ACIOP é uma evolução natural. As pessoas começam a produzir, e o processo resulta na necessidade de um fórum para debates”, destaca o professor Rogelio. A associação tem como metas auxiliar atividades científicas dos participantes, coordenar e assessorar projetos, realizar simpósios e congressos, dentre outras. “Pretendemos estabelecer um estreito relacionamento com a Academia Brasileira de Ciências, com o governo estadual e com a Fapemig”, completa Rogelio.

O primeiro idealizador de uma academia de ciências em Ouro Preto foi o professor da Escola de Minas / UFOP, Hubert Mathias Peter Roeser (membro do RCOP), que também participou da assembleia e foi eleito presidente por aclamação. Ele é docente no curso de Engenharia Ambiental.

“A ACIOP fará o intercâmbio do conhecimento entre os associados e com a sociedade”, ressalta o professor Hubert. Dentre as ações, o presidente adiantou que a ideia é que a Academia edite um livro por ano e também tenha um site.

O vice-presidente eleito é o professor do IFMG, Paulo Sérgio Monte Alto (membro do RCOP), que também é advogado. “Todos têm a ganhar com a criação da ACIOP, que é uma forma de dar visibilidade aos trabalhos científicos, sendo também uma alternativa para a juventude interessada em produção científica”, assegura o docente.

A assembleia também elegeu o Conselho Diretor, composto pelos professores Antônio Claret Soares Sabioni, Marta de Lana, Rômulo Leite, Ieso de Miranda Castro e Issamu Endo. O Conselho Fiscal é formado pelos docentes Leonardo Barbosa Godefroid (membro do RCOP), Alexandre Barbosa Reis, Renata Nascimento de Freitas, e a suplente Tatiana Ribeiro de Souza.

Texto: Fernanda Fernandes Matias

Fotos: Flávia Gobato

Assessoria de Comunicação Institucional (ACI)

Coordenadoria de Comunicação Institucional (CCI)