SEMINÁRIO DQA IP 2014 comente aqui

O RCOP foi o anfitrião neste sábado, 16 de agosto de 2014, do Seminário de Desenvolvimento do Rotary. Trata-se de evento anual do Distrito 4580, desta vez organizado pelo Gov. Paulo Cezar de Oliveira (ano rotário 2014-2015) em nossa cidade. A reunião ocorreu nas instalações da antiga Escola Técnica Federal de Ouro Preto.

O evento foi aberto pelo EGD Luiz Carlos D’Antonino (RC Viçosa), representando o Governador (impossibilitado de falar embora presente, devido a inflamação nas cordas vocais). Foi destacado o objetivo do evento, que consistiu de reflexões sobre desenvolvimento do Rotary = aumento, crescimento, progresso. Duas prioridades foram apresentadas: desenvolvimento do quadro associativo (DQA) e imagem pública (IP).

O EGD Walmor Zambroti (RC Guaxupé) proferiu a palestra “Tópicos para o Desenvolvimento do Rotary”. Ele tratou de temas como captação e retenção de membros, importância da instrução rotária e da imagem pública. A palestra foi encerrada com a participação da esposa de Zambroti, que falou sobre a inclusão da mulher no Rotary.

O EGD D’Antonino (RC Viçosa) conversou com os presentes sobre a situação atual do Distrito 4580. Dados apresentados mostram uma situação muito preocupante: nos últimos 15 meses a quantidade de membros do Rotary em nosso Distrito diminuiu (45 clubes, com 1098 companheiros), e está muito próxima do limite mínimo, que é de 1100 membros para existência de um distrito. Esta situação não é apenas local: o Rotary International já teve 6 milhões de membros, e há 30 anos está “patinando” em 1,2 milhão. D’Antonino acredita que seja possível reverter esta situação, com a criação de novos clubes. Ele citou um exemplo de sucesso: a criação recente do Rotary Club de Viçosa – Cidade Universitária.

O EGD Waldir Andrade (RC Juiz de Fora) fez a palestra “Ferramentas para o Crescimento”. Ele falou sobre formas para a estabilidade do quadro associativo, a busca de novos associados (principalmente em instituições de destaque de cada cidade), e a criação de novos clubes. Waldir encerrou sua palestra cantando uma canção, fato que já se tornou tradição em suas apresentações.

O EGD Cristóvão Ferreira (RC Visconde do Rio Branco) discursou sobre “Imagem Pública”. Ele enfatizou a importância de se promover a divulgação de Rotary, a partir da reunião de cada clube, e utilizando os diversos meios disponíveis na mídia. Cristóvão mostrou alguns motivos para desinteresse de membros com as reuniões, e deu exemplos de propagandas de sucesso.

O evento encerrou-se com as premiações: caravana em maior quantidade = Itabirito; caravana mais distante = Juiz de Fora.

As fotos abaixo mostram alguns momentos do Seminário.

Slide01

Slide02

Slide03

Slide04