LIVRO TAMBASCO comente aqui

Na tarde desta quarta-feira, Ouro Preto foi brindada com um importante acontecimento. A Academia de Ciências de Ouro Preto – ACIOP, a Editora UFOP e o Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola de Minas organizaram o lançamento do livro “O Tubo Centrifugado – sua Invenção e Metalurgia no Brasil”.

De autoria de José Carlos Vargens Tambasco, o livro apresenta uma história da tecnologia industrial da centrifugação do ferro fundido para o saneamento urbano no Brasil.  Trata-se de um documento técnico inédito, escrito por um ex-aluno da Escola de Minas (Eng. Metalúrgica, turma de 1961), participante atuante desta história, com passagem nas usinas da Cia. Barbará (Barra Mansa, RJ) e Cia. Ferro Brasileiro (Caeté, MG). Trata-se também de uma pesquisa com o rigor dos preceitos da história, assunto também dominado pelo autor, mestre (1998, UFMG) e doutor em história (2003, UFF).

A cerimônia foi prestigiada por seis membros do Rotary Club. De Mariana, esteve presente o companheiro Pascoal Schettini, que trabalhou com Tambasco em Caeté. De Ouro Preto, participaram os companheiros Hubert Roeser (também Presidente da ACIOP), Armênio Queiroz, Geraldo Lúcio de Faria, Issamu Endo (Diretor da Escola de Minas) e Leonardo Godefroid.

As fotos abaixo ilustram momentos do evento.

Slide1

Slide2

Slide3

Slide4