ANIVERSÁRIO ROTARY INTERNATIONAL 110 ANOS comente aqui

Em sua reunião de 26 de fevereiro, o RCOP comemorou os 110 anos de fundação do Rotary International. Nesta reunião, destacou-se a presença do Sr. José Leandro Filho, Prefeito de Ouro Preto, e do Sr. Sílvio Mapa, Presidente da Câmara dos Vereadores de Ouro Preto. Aproveitou-se a comemoração para acolhida do novo membro do Clube, Amantino Ansaloni Alves. Na ocasião, a Sra. Maria Helena Coelho recebeu o Título de Companheira Paul Harris, homenagem por ter sido a primeira mulher do nosso Clube. A família do intercambista francês Thibault Olivier participou desta reunião, que teve também a presença de representantes do Lions Club de Ouro Preto e do RC de Mariana.

As fotos abaixo ilustram momentos da reunião. Em seguida, tem-se um texto preparado pelos companheiros Armênio Queiroz e Leonardo Godefroid para divulgação do aniversário do RI.

Slide1

Slide2

Slide3

Slide4

Slide5

Slide6

No dia 23 de fevereiro, os membros do Rotary Club comemoram em todo o mundo o seu aniversário. Esta data coincide com a fundação do primeiro Rotary Club, em 1905, na cidade de Chicago, Estados Unidos. Rotary é um adjetivo do idioma inglês, equivalente a rotativo, giratório, circulatório. Os sócios fundadores desta grande organização que é hoje o Rotary International optaram por este nome porque as primeiras reuniões eram feitas em rodízio, cada vez no local de trabalho de um dos sócios. No Brasil, o aniversário é comemorado através da Lei Federal número 6.843, de três de novembro de 1980. Mas, o que realmente significa esta entidade?

O Rotary International é uma rede global de voluntários, integrada por líderes profissionais, empresariais e comunitários dedicados à prestação de serviços humanitários que incentiva a prática de altos padrões éticos e a pro­moção da paz e boa vontade no mundo. Seu objetivo é muito claro: transformar o mundo!

O que é preciso para transformar o mundo? Alimentar os famintos e dar água a quem tem sede… Alfabetizar crianças e mantê-las saudáveis… Abrigar famílias e educar a juventude… Oferecer aos carentes a chance de prosperar… Formar uma rede mundial de defensores da paz… E vencer uma doença que já aleijou e matou milhões… Uma pessoa sozinha pode fazer isso? E 1 milhão e duzentas mil?

Esses homens e mulheres já estão transformando o mundo atavés do Rotary. Eles são profissionais e líderes comunitários em mais de 34.000 clubes, prestando serviços voluntários localmente e no exterior, e dedicados ao simples ideal: dar de si antes de pensar em si. “O Rotary é: visão para enxergar, confiança para acreditar e coragem para agir”. “Às vezes a gente pensa: eu queria tanto ajudar a quem precisa mas não sei como. O Rotary dá as ferramentas que a gente precisa”. “É só dizer que você é rotariano, que as portas se abrem em qualquer lugar do mundo”. Para os rotarianos nada é impossível. Através de parcerias com o UNICEF, a OMS e o CDC, o Rotary já vacinou mais de 2 bilhões de crianças contra a pólio, e reduziu a incidência global da doença em 99%. “Gastando pouco, os rotarianos e seus parceiros estão fazendo um trabalho incrível e muito eficiente”. O Rotary já gastou mais de US$500 milhões em bolsas educacionais e intercâmbios. Seus programas de pós-graduação treinam pessoas do mundo inteiro para defender a paz. Para os rotarianos, o retorno é enorme e imediato. Quando o mundo parece não ter sentido e esperança, rotarianos de todas as raças, cores e crenças se unem para fazer o bem: cuidar, proteger, conectar, e fazer a diferença. “Isso acontece porque somos rotarianos, e nós podemos e devemos nos envolver”. Mas até para 1 milhão e duzentos mil voluntários, transformar o mundo não é uma tarefa simples. Veja como você pode participar. “A união faz a força, cabe a nós seguir a direção certa, pois quando estamos comprometidos e determinados, tudo dá certo”. Rotary International: pessoas comuns unidas para realizar feitos extraordinários.