PROJETOS CONTEMPLADOS PELA VALE

Na reunião do RCOP de 19 de novembro de 2015, o Presidente Álvaro Guarda e sua esposa Vera anunciaram que a empresa VALE aprovou dois projetos dentro do Programa VALORIZAR.

O projeto “ANTÔNIO PEREIRA: rumo ao desenvolvimento orgânico e sustentável”, é uma iniciativa do Rotary Clube de Ouro Preto, em uma parceria com o Núcleo Cátedra UNESCO: água, mulheres e desenvolvimento [NUCAT], e Observatório C.A.F.E. do Curso de Administração, ambos da UFOP. Ao assumir a sustentabilidade como eixo condutor do projeto, pretende-se incentivar os avanços sociais e as ações empreendedoras na comunidade de Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto – MG, tendo como objetivo o fortalecimento das iniciativas de desenvolvimento sustentável e orgânico, a associação dos moradores Residencial Vila Antônio Pereira – com o projeto Galpão de reciclagem e a família de produtores de hortifrutigranjeiros, através de ações para melhoria da qualidade de vida e saúde. Ao promover o desenvolvimento socioeconômico e a educação ambiental, este projeto destaca-se pela atenção especial para unir pessoas de baixa renda para o crescimento profissional, em torno dessas iniciativas, que visam à garantia de uma vida digna para toda a comunidade. Diretamente serão beneficiadas 20 pessoas da comunidade de 18 a 65 anos, com renda média de um salário mínimo. Indiretamente, além das 48 pessoas influenciadas pela ação dos beneficiários diretos, toda a comunidade de Antônio Pereira, que possuirá a oportunidade de alimentação saudável e reciclagem. A iniciativa começa com a família da Dona Dalva, que planta legumes e verduras, e os vende na comunidade. Eles possuem um terreno com grande capacidade de produção ociosa. O projeto visa crescimento dessa horta, estimulo a alimentação saudável; geração de emprego e renda. O Galpão de Reciclagem teve início com a D. Neuza coletando papelão e ferro velho, hoje ele possui todo o maquinário necessário ao trabalho. O principal objetivo é estimular a conversão de desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade. O projeto tem por fim viabilizar a inserção dos indivíduos aos meios culturais, ambientais e sociais em causas emergentes da comunidade. O fortalecimento dos projetos das hortaliças e da reciclagem engajará a população em favor do coletivo. Terá acesso a educação, através da capacitação para o do trabalho; renda e dignidade. Propõe-se, portanto uma comunidade mais justa, igualitária, e que eliminem os déficits dos indicadores sociais. Uma alimentação saudável e equilibrada, e o descarte adequado do lixo são fundamentais para a qualidade de vida, constituindo uma prática que contribui para o bem estar físico mental e social dos indivíduos. O projeto participou da 3ª Edição do Vale Valorizar 2015, conquistando o 2º lugar, na categoria “Melhoria da Saúde e Qualidade de Vida das Comunidades”.

O projeto “Capacitação profissional: Cuidador de pessoas” é um projeto da Associação de Senhoras de Rotarianos de Ouro Preto – MG, em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto, através do Núcleo Cátedra UNESCO: água, mulheres e desenvolvimento [NUCAT] e o observatório C.A.F.E. do Curso de Administração e o Rotary Club de Ouro Preto. Sua finalidade é capacitar membros da comunidade, através do curso de cuidador de pessoas, promovendo a humanização e cuidados de crianças e idosos, melhorando as condições de vida da comunidade e visando o bem estar das pessoas envolvidas. Nessa iniciativa serão beneficiados diretamente 100 indivíduos, acima de 18 anos, com renda média de até um salário mínimo, e indiretamente cerca de 70% da população constituída de idosos e crianças. A necessidade da criação de um curso de cuidador de pessoas foi observada na cidade, devido a um aumento no número de idosos e crianças, e a escassez de oferta de asilos e creches para os mesmos, respectivamente. Para isso, é preciso a preparação de voluntários para capacitar as pessoas ao apoio domiciliar, propondo salientar a questão dos direitos humanos, visando à qualidade de vida dos clientes. A Associação de Senhoras de Rotarianos, busca cooperar e auxiliar entidades filantrópicas, assistenciais e educativas através desta iniciativa. Esta ação propõe a profissionalização para esses cuidadores. O curso tem por objetivo capacitar as pessoas para cuidar de idosos e crianças em suas necessidades básicas, através de aspectos sociais, de saúde e psicológicos, além de uma vida mais saudável. O curso é voltado para as pessoas da comunidade, tanto familiares, quanto pessoas que desejam trabalhar na área. É gratuito e visa a qualidade de vida, geração de renda e principalmente a inclusão e preparação dos indivíduos e grupos socialmente vulneráveis. Com ele, as pessoas perceberão que cuidar de idosos e crianças, é além de tudo um gesto de amor, dedicação e carinho. O projeto participou da 3ª Edição do Projeto Vale Valorizar 2015, conquistando o 2º lugar, na categoria “Capacitação Profissional”.

Slide1

Slide2