DIA DO CARTEIRO

O RCOP sempre esteve atento às datas comemorativas, quando se pode homenagear alguma personalidade ou entidade da comunidade, estreitar laços de cooperação e tratar da imagem pública do Rotary. Assim, na reunião de 02 de fevereiro, nós prestamos uma homenagem à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, na pessoa de seu funcionário Geraldo Áureo da Silva.

O Dia do Carteiro é comemorado anualmente no dia 25 de janeiro. Mensageiros sempre existiram, desde a antiguidade, mas a profissão de carteiro como a conhecemos hoje é bem mais recente. No Brasil, por exemplo, ela existe há pouco mais de 350 anos. Apesar de muitas mensagens serem enviadas eletronicamente nos dias de hoje, o carteiro continua desempenhando um papel fundamental na sociedade atual.

O Dia do Carteiro é celebrado nesta data em homenagem a criação do Correio-Mor da Monarquia Portuguesa no Brasil, em 25 de janeiro de 1663. Luiz Gomes da Matta Neto foi o nome do primeiro “carteiro” do Brasil. Ele já atuava como Correio-Mor em Portugal, passando depois a ser o responsável no Brasil pela troca de correspondências da Corte portuguesa. A profissão de carteiro, tal como a conhecemos hoje, só apareceu em 1835, quando começaram a entregar correspondência nos domicílios. Até essa data as pessoas usavam mensageiros, bandeirantes ou escravos para levarem as suas mensagens de um lugar para outro. Atualmente, existem mais de 56 mil carteiros trabalhando Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que distribui mais de 8,3 bilhões de encomendas por ano.

No final de 2016, o RCOP realizou campanha de auxílio à Fundação Rotária, com a venda de tickets para sorteio de uma bolsa artesanal. Trata-se de um presente do casal Gov. André/Tânia, deixado conosco por ocasião de sua visita oficial a Ouro Preto. A campanha rendeu R$1.000,00 e quem ganhou a bolsa foi a companheira Bete Reggiani.

José Loreto recebeu na ocasião um diploma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Fundação Rotária. Este documento foi enviado ao nosso Club pelo Gov. André Cota.

O RCOP recebeu um kit com inúmeros livros da literatura clássica, como premiação pela participação no Concurso Posto do Livro. Trata-se de uma competição promovida pela Revista Rotary Brasil no final de 2016, ganha pelo nosso Club pelo Projeto Biblioteca de Rua. A coordenadora da Comissão de Projetos Humanitários, Creusa Mendes, recebeu os livros, que serão distribuídos nos diversos pontos de atuação do referido projeto.

A Presidente da Casa da Amizade, Vera Lúcia Godefroid, esteve presente à reunião para conclamar a todos os companheiros a participarem de uma confraternização no dia 18 de fevereiro. Neste dia será realizado um encontro pré-carnavalesco.

O companheiro Jório Coelho aproveitou a reunião para entregar ao Lucas de Assis o Título Paul Harris, como distinção pelos serviços já prestados pelo jovem companheiro rotariano em sua passagem pelo ROTARACT.