set 02

INTERACT EM AÇÃO

O RCOP recebeu em sua reunião de 31 de agosto de 2017 uma delegação composta por jovens do Interact Club de Ouro Preto. Eles foram convidados pela companheira Ana Paula Araújo Costa, nossa coordenadora da Comissão de Futuras Gerações. A idéia de Ana Paula é aproximar mais o Rotary do Interact, por meio da “adoção” de cada interactiano por um companheiro do RCOP. Desta forma, está-se preparando com eficácia a futura entrada desses jovens em nosso Clube.

Nesta reunião, nós recebemos a visita de Luciano Pereira, membro do Lions Club de Ouro Preto e Chefe de Gabinete da Prefeitura de Ouro Preto. Luciano fez uma apresentação sobre o combate à cegueira reversível e evitável, especialmente em relação à retinopatia diabética. Ele abordou uma campanha que será realizada em Ouro Preto, que fará a triagem de pacientes com a doença entre 400 diabéticos, para futuro tratamento médico. Os recursos para realização da campanha serão advindos da venda do seu novo livro: “O Sorriso da Cigana”, cujo lançamento ocorrerá no dia 23 de setembro, às 20h, no Centro de Convenções da UFOP.

Carolina Araújo, intercambista do RCOP na Alemanha no período 2016-2017, esteve presente com sua família à nossa reunião. Ela proferiu uma palestra sobre a sua experiência no Programa de Intercâmbio de Jovens, agradeceu ao Rotary esta grande oportunidade para ganho de experiência e maturidade, e conclamou os jovens a participarem do referido programa.

Juscelino Gonçalves, convidado do companheiro Richer Lucas, esteve presente à reunião, para falar sobre as queimadas no Parque do Itacolomi. Este grave problema se repete anualmente na época da seca na nossa reunião, causando prejuízos ambientais e vultuosas despesas financeiros para seu combate. Juscelino é sargento do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, advogado e presidente da Comunidade Lírios do Campo em Ouro Preto. Ele pediu apoio ao RCOP, na forma de alimentos e água para doação aos cidadãos que estão empenhados diretamente no combate ao fogo.

As fotos a esguir, tiradas pelo companheiro Richer Lucas, ilustram momentos da reunião.