PALESTRA SOROPTIMIST

No dia 18 de julho de 2019 o RCOP recebeu a visita do casal Mônica Beraldo / Carlos Roberto. Mônica é membro da entidade Soroptimist International, regional de Brasília/DF. Ela apresentou uma palestra sobre o assunto. Fotos de nossa reunião são apresentadas a seguir. Logo após, um resumo sobre a citada entidade.

Soroptimist International é uma organização não-governamental, fundada em 03/10/1921, em Cambridge, Inglaterra. Ela é formada por quatro Federações: Soroptimist International of the Americas (SIA); Soroptimist International of Great Britain and Ireland (SIGBI); Soroptimist International of Europe (SIE); Soroptimist International of South West Pacific (SISWP). Estas Federações atuam em 130 países, com cerca de 3000 clubes, reunindo mais de 80 mil mulheres.

Em 09/09/1947 a entidade chegou ao Brasil, com a fundação do primeiro clube brasileiro no Rio de Janeiro. A Soroptimist administra programas de serviços voluntários e projetos, atuando isoladamente, ou em parceria com outras instituições. Os principais Programas da Federação Soroptimist International of the Americas – SIA são Viva Seu Sonho – Educação e Capacitação para Mulheres e Sonhe e Realize – Apoio Profissional para Meninas. Ambos têm como objetivo ajudar mulheres e meninas a conquistar sua realização pessoal e profissional, apoiando sua inserção no mercado de trabalho.

Por que as mulheres e meninas precisam de ajuda? Considere o seguinte:

– Uma, em cada três mulheres é espancada, coagida a sexo ou sofre algum tipo de violência.

– Segundo um relatório recente, entre 600.000 a 800.000 pessoas que são traficadas por fronteiras internacionais anualmente, 80% são do sexo feminino.

– De um total de 550 milhões de trabalhadores pobres, 60% é de mulheres.

– Dois terços dos analfabetos do mundo são de mulheres.

Texto adaptado de: soroptimistbrasil.org.br