UFOP 50 ANOS

Você sabia que o Rotary Club de Ouro Preto ajudou a criar a Universidade Federal de Ouro Preto ? É isso mesmo !

Uma ação conjunta de grupos formados por professores e alunos das Escolas de Minas e de Farmácia e membros da comunidade ouro-pretana viabilizou entre 1968 e 1969 diversas audiências em Belo Horizonte e Brasília, para buscar apoio de autoridades estaduais e federais e criar a UFOP. Naquela época, o governo militar promoveu uma ampla reforma universitária, e circulavam rumores na nossa região de que as centenárias Escolas seriam incorporadas à Universidade Federal de Minas Gerais ou à Universidade Federal de Viçosa, já que não seria mais permitido o funcionamento de escolas isoladas. Para manter as Escolas em Ouro Preto, a saída seria então a criação de nossa própria universidade.

Pelo Rotary Club de Ouro Preto, liderou a mobilização o saudoso Presidente da época, Nelson Queiroz, tio de Armênio Queiroz. Também participaram os rotarianos Antônio Pinheiro Filho, Moacyr do Amaral Lisboa, Washington Moraes de Andrade, Vicente Ellena Trópia, Genival Alves Ramalho, Cássio Elysio de Figueiredo Damásio, entre outros.

Finalmente, em 21 de agosto de 1969, foi assinado o Decreto-Lei 778, que autorizava o funcionamento da Universidade Federal de Ouro Preto. Na mesma data foi nomeado como reitor interino o professor Antônio Pinheiro Filho.

Passados 50 anos de profícua existência, a UFOP reuniu na noite de 21 de agosto de 2019 em seu Centro de Convenções membros do Conselho Universitário para comemoração de suas Bodas de Ouro, e prestar homenagem a diversos participantes ilustres desta história. Nosso Clube esteve presente nesta sessão solene, sendo representado pela Presidente Vera Guarda e por diversos companheiros.

(As citações históricas sobre a UFOP foram tiradas dos livros “A Escola de Farmácia de Ouro Preto – A Memória Sublimada”, recentemente lançado pelo prof. Victor Vieira de Godoy, e “A História da Escola de Minas”, de 2012).