SEMINÁRIOS EM MARIANA comente aqui

No dia 10 de agosto do corrente ano, o Distrito 4580 organizou três seminários de treinamento de pessoal na cidade de Mariana/MG. Mais de 100 companheiros compareceram ao evento, com destaque para a presença da Governadora Ângela Rezende e do EGD José Salvador Romão. Do RCOP compareceram os companheiros Rotizen Reggiani (Presidente), Armênio Queiroz (Desenvolvimento do Quadro Associativo) e Leonardo Godefroid (Imagem Pública).

Tratou-se neste encontro das seguintes questões:

a) Imagem Pública;

b) Desenvolvimento do Rotary;

c) Gerenciamento de Subsídios.

Para o assunto Imagem Pública, a companheira Denise Vieira (D 4410) apresentou uma palestra iniciada com um dado preocupante: uma pesquisa realizada em nosso país mostrou que 40% da população nunca ouviu falar de Rotary, 40% conhece apenas o nome Rotary, e apenas 20% tem alguma familiaridade com nosso trabalho. Denise mostrou a necessidade de se ter uma definição precisa sobre o Rotary, sugerindo que se enfatize a palavra “organização” (trabalho) em lugar da palavra “clube” (recreação). Ela comentou sobre maneiras de se fortalecer a entidade  – compartilhe o que você aprende, viva a marca e inspire seu clube a fazer o mesmo, trabalhe para o engajamento de sócios. Finalmente, ela apresentou diversos recursos oferecidos pelo RI para divulgação dos tabalhos realizados para a comunidade.

Para o assunto Desenvolvimento do Rotary, o companheiro Henrique Vasconcelos (D 4490) apresentou uma lista com inúmeras deliberações importantes decididas recentemente pelo Conselho de Legislação do RI. Ele convidou os clubes a registrarem seus projetos de sucesso no site do RI. Henrique mostrou um video sobre a ação de seu distrito em diversas comunidades do nordeste, levando benefícios e cidadania para a população mais carente – projeto “Raid End Polio Now”.

Sobre o assunto Gerenciamento de Subsídios, os companheiros Marcos Paes e Celso Gonçalves (D 4410) falaram sobre a qualificação do clube para realização de um projeto, as responsabilidades, o gerenciamento do projeto e os relatórios a serem preparados. Os tipos de subsídios foram apresentados: distrital, global e pré-definido, com ênfase para apoio à saúde, à educação e ao combate à pobreza.

Aproveitando o momento, o companheiro Elias Nahas apresentou a Associação Brasileira da The Rotary Foundation – ABTRF, com ênfase para o programa “Empresa Cidadã”.

No encerramento, foi tirada uma foto de todos os participantes do evento, cada um com a mão fazendo o sinal da campanha de erradicação da pólio no mundo. Esta foto será postada no site do RI, para ajudar a arrecadação de recursos: para cada cidadão que coloca sua foto no site, a empresa multinacional FARMA doa US$1.00 ao RI.

As fotos abaixo ilustram momentos do evento.

Picture1

Picture2

Picture3

Picture4