PALESTRA ASOP

No dia 25 de agosto de 2016, o RCOP recebeu com alegria a visita de Rúbia Araújo Borges e Vanessa Souza, membros da ASOP – Associação dos Surdos de Ouro Preto. Elas realizaram recentemente um estágio no Centro de Educação para Surdos – CES do Colégio Rio Branco (Fundação de Rotarianos de São Paulo), com apoio de nosso Club. Elas participaram de aulas e reuniões com a administração do Colégio, No final, voltaram muito entusiasmadas com a experiência, e a possibilidade de aplicarem o conhecimento na educação para surdos em nossa região.

De acordo com Rúbia, que é estudante de graduação em Letras na UFOP, o Centro de Educação pra Surdos – CES Rio Branco está localizado na cidade de Cotia, São Paulo. Este Centro faz parte da rede do Colégio Rio Branco da Fundação de Rotarianos de São Paulo. O CES surgiu em 1977 e desde então oferece atendimento a crianças e jovens surdos, em maioria proveniente de famílias de baixa renda, sempre preocupado com o respeito às diferenças e com efetiva inclusão da minoria surda na sociedade majoritariamente ouvinte. O CES oferece uma educação pautada do educando e na valorização e respeito à diversidade cultural e linguística, atuando numa perspectiva educacional bilíngue, na qual a língua é concebida como atividade de natureza sociocognitiva e promotora de interação humana. Além disso, o CES Rio Branco acredita que a interação com a família das crianças é extremamente importante para o desenvolvimento da criança e jovens em todas as etapas. Dessa forma, quando uma criança surda inicia suas atividades no colégio, é oferecido um curso de Libras gratuitamente aos familiares. E, considerando a presença e acompanhamento dos pais como algo fundamental, o colégio oferece diversas atividades interativas de participação e atuação no processo educacional das crianças.

As fotos a seguir ilustram momentos da palestra proferida por Rúbia e Vanessa, e mais alguns momentos da reunião. Fotos do companheiro Rotizen.

slide1

slide2

slide3

slide4