DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Na reunião do dia 09 de março, o Rotary Club de Ouro Preto comemorou o Dia Internacional da Mulher (08/03). Foram homenageadas todas as mulheres da Casa da Amizade e companheiras de nosso Club. Um destaque foi dado a duas mulheres: Ana Pimenta e Cláudia Marliére.

A Sra. Ana Josefina de Abreu Pimenta Machado de Araújo – Ana Pimenta, como é conhecida, nasceu em Ouro Preto. É professora e farmacêutica .Foi a primeira-dama de Planaltina, considerada a cidade-mãe de Brasília quando seu falecido marido, o sr. Geraldino Machado Araújo foi prefeito de lá. Foi presidente do Clube de Mães Cristãs e fundadora do grupo de madrinhas vocacionais da congregação religiosa de Dom Orione. Hoje, tem padres afilhados espalhados por todo o Brasil e atua em prol da religiosidade em Ouro Preto. Uma senhora que tem uma “boa prosa”, muitas histórias da cidade, da vida, de como era o cotidiano dos ouro-pretanos. Além disso, ela é mãe da escritora Guiomar de Grammont que escreveu o livro: O Aleijadinho e o Aeroplano, e também atualmente ocupa  o “cargo” de primeira-mãe do município de Ouro Preto, pois é a mãe do nosso digníssimo Prefeito Municipal Júlio Pimenta.

A Profa. Cláudia Aparecida Marliére de Lima é Reitora da Universidade Federal de Ouro Preto. A cerimônia aconteceu na noite do dia 22 de fevereiro no Centro de Artes e Convenções da instituição. Na ocasião, Cláudia Marliére destacou a responsabilidade de ser a primeira mulher a ocupar a reitoria da UFOP e disse: “Por ser mulher, eu tenho alguns compromissos que são muito importantes e o principal deles é tornar a UFOP mais inclusiva. Sei das cobranças, mas estou preparada para assumir esse papel”, declara. Cláudia Marliére é nutricionista pela Escola de Nutrição da UFOP (1989) e doutora pela University of Wales, Inglaterra (2001). Em seus 28 anos de expressiva trajetória política e administrativa na UFOP, ocupou diversos cargos na instituição, inclusive a Pró-Reitoria de Extensão da UFOP e Presidente da FEOP.

As fotos a seguir, tiradas pelos companheiros Rotizen, Tino e Richer, apresentam momentos desta reunião.